Menu Close

Universidade Federal do Acre (UFAC)

No dia 25 de março de 1964, por meio do Decreto Estadual nº 187, publicado no Diário Oficial do Estado de 4 de abril do mesmo ano, nasceu a Faculdade de Direito (Lei Estadual nº 15, de 08 de setembro de 1964). Depois foi reconhecida pelo Parecer nº 660, de 4 de setembro de 1970, do Conselho Federal de Educação, e pelo Decreto Presidencial nº 67.534, de 11 de novembro de 1970.

No ano de 1968 foi criada a Faculdade de Ciências Econômicas. Em seguida, vieram os cursos de Letras, Pedagogia, Matemática (licenciatura plena) e Estudos Sociais (curta duração). Oficializou-se, assim, em 3 de março de 1970, o Centro Universitário do Acre, que congregava esses cinco cursos.

O Centro Universitário do Acre transformou-se em Universidade do Acre no dia 22 de janeiro de 1971, sob o regime de Fundação, sendo integrado pelas Faculdades de Direito e de Ciências Econômicas.

A federalização da Universidade do Acre concretizou-se no dia 5 de abril de 1974, por meio da Lei nº 6.025. A instituição contava, a essa altura, com 857 estudantes matriculados regulamente nos seus seis cursos (Direito, Economia, Letras, Pedagogia, Matemática e Estudos Sociais), além da clientela do interior do Estado, oriunda dos cursos de licenciatura de primeiro grau (regime parcelado) em Letras, Pedagogia, Estudos Sociais e Ciências, iniciados no ano anterior, em convênio com a Secretaria Estadual de Educação.

Links

Displaying all articles

A Papagaia (B. bilineatus), cuja coloração verde garante a camuflagem entre as folhagens das árvores, é uma das 12 espécies de serpentes encontradas na região do Alto Juruá, no Acre. Arquivo pessoal do autor, Paulo Bernarde

A difícil tarefa de coletar serpentes vivas nas regiões remotas da Amazônia para estudos científicos

Uma picada de serpente numa área remota da Amazônia pode ser, literalmente, uma questão de vida ou morte. Estudo da Iniciativa Amazônia+10 coleta serpentes para melhoria dos soros disponíveis na região
Members of the Huni Kuin community survey the damage after a fire on August 22. Centro Huwã Karu Yuxibu via Facebook

Amazon in flames: Brazil’s Huni Kuin indigenous people count the social costs of fire and conflict

Huwã Karu Yuxibu, the cultural centre of the Huni Kuin indigenous group in the Amazonian state of Acre, was destroyed by fire in August.

Authors

More Authors