Menu Close

Mayana Zatz

(Ela, dela, She, her)
Geneticista e coordenadora do Laboratório de Doenças Neuromusculares e Centro de Estudos do Genoma Humano e Células Tronco, Universidade de São Paulo (USP)

Mayana Zatz é graduada em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1968), com mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Genética) pela Universidade de São Paulo (1970), doutorado em Genética pela USP (1974) e pós-doutorado em genética humana e médica pela Universidade da Califórnia UCLA (1977).
É professora Titular de Genética do Instituto de Biociências da USP. Foi Pró-reitora de Pesquisa da USP (2005-2009). Atualmente, é coordenadora do Centro de Pesquisas do Genoma Humano e células-tronco (CEGH-CEL) e do INCT:Envelhecimento e doenças genéticas: genômica e metagenômica. Coordena também o projeto MS/CNPq: Coalizão multiômicas para estudo da pandemia de Covid-19 na população (404134/2020-3) e Distrofias Musculares: Novas Estratégias Terapêuticas Baseadas em Mecanismos Protetores (Processo: 404161/2019-7 ).
Ela é integrante da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências dos Países em Desenvolvimento - TWAS. Foi Presidente Fundadora da Associação Brasileira de Distrofia Muscular (1981-2013). Ganhou vários prêmios nacionais e internacionais.
Publicou 403 trabalhos científicos em revistas internacionais indexadas e orientou 51 teses (18 mestrado e 33 de doutorado). É colunista da @radiouspsp e já gravou centenas de programas desde 2018. É autora de dois livros: Gen ÉTICA: escolhas que nossos avós não faziam e O LEGADO DOS GENES : O que a ciência pode nos ensinar sobre o envelhecimento. Participou ativamente da aprovação das pesquisas com células-tronco embrionárias pelos parlamentares (2005) e STF (2008). Tem batalhado pela aprovação de políticas públicas em favor da ciência. Atualmente pesquisa também a variabilidade genética associada a COVID-19 (projeto coalizão- MS-CNPq).

Experience

  • –present
    Geneticista e coordenadora do Laboratório de Doenças Neuromusculares e Centro de Estudos do Genoma Humano e Células Tronco, Universidade de São Paulo (USP)