Uma guerra total entre Israel e o Hezbollah provavelmente incendiaria toda a região, envolvendo o Irã e seus representantes, e poderia arrastar os EUA para um confronto direto com Teerã.
Carla Habif, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
Evento público realizado no dia 1 de julho pediu o retorno seguro dos reféns e o fim imediato da guerra, e foi organizado conjuntamente por grupos de palestinos e israelenses
Simon Mabon, especialista em Oriente Médio, responde às nossas perguntas sobre o que esse importante desenvolvimento pode significar para as perspectivas de paz na região.
Israel obteve sucesso limitado em seus principais objetivos de guerra, enquanto o Hamas pode reivindicar uma vitória parcial porque ainda está de pé. Mas conflito pode caminhar para um impasse.
Na ONU e em outros lugares, a resposta dos EUA e da Europa Ocidental aos acontecimentos em Israel e em Gaza não tem sido compatível com a dos governos da África, da América do Sul e da Ásia.
Um acadêmico que estuda os refugiados palestinos há 20 anos explica a história de seu deslocamento e os riscos envolvidos para aqueles que vivem em um exílio indefinido.
A história está repleta de exemplos que mostram por que uma guerra terrestre em Gaza é uma má ideia - mas será que o governo de Netanyahu está ouvindo?
Para os judeus, a violência do Hamas contra as crianças lembra o Holocausto. Para os palestinos, a morte de seus filhos pela Força de Defesa de Israel também os faz lembrar de um passado doloroso.
A atual guerra em Gaza é um argumento a favor de um mundo multipolar, no qual os EUA têm menos influência e outras potências podem atuar como forças de compensação.
O tão anunciado acordo de paz entre Israel e Arábia Saudita está morto? E como o Irã provavelmente responderá? Um especialista em política do Oriente Médio explica
O enclave ao lado de Israel foi descrito como a “maior prisão a céu aberto do mundo”. As condições se deterioraram para a população sob um bloqueio de 16 anos.
Os sangrentos ataques terrestres do Hamas em Israel causaram o maior choque. Mas a escala sem precedentes dos foguetes e o uso bem-sucedido de drones armados contribuíram para a surpresa.
Os israelenses considerarão extremamente importante recuperar a capacidade de dissuasão militar de seu país contra o Hamas, o que pode exigir uma tomada militar de Gaza.