Menu Close
Um jovem aplica batom na boca
Os achados contrariam discurso de que muitas pessoas transgênero acabam desejando voltar atrás nos procedimentos que alinharam seus corpos físicos à sua identidade de gênero. Luke Dray/Getty Images

Estudo contesta narrativas sobre arrependimento em cirurgias de afirmação de gênero

É cada vez mais frequente ouvir legisladores, ativistas e comentaristas argumentarem que muitas pessoas transgênero se arrependem de sua decisão de fazer cirurgias de afirmação de gênero - uma crença que tem alimentado uma onda de legislação que restringe o acesso a cuidados de saúde de afirmação de gênero.

O atendimento de afirmação de gênero pode incluir procedimentos cirúrgicos como reconstrução facial, cirurgia torácica, ou “superior” e cirurgia genital, ou “inferior”.

Mas em um artigo que publicamos recentemente no periódico científico JAMA Surgery, contestamos a noção de que as pessoas transgênero geralmente se arrependem das cirurgias de afirmação de gênero.

As evidências sugerem que menos de 1% das pessoas transgênero que se submetem à cirurgia de afirmação de gênero relatam arrependimento. Essa proporção é ainda mais impressionante quando comparada ao fato de que 14,4% da população em geral relata arrependimento após cirurgias semelhantes.

Por exemplo, estudos descobriram que entre 5% e 14% de todas as mulheres que se submetem a mastectomias para reduzir o risco de desenvolver câncer de mama dizem que se arrependeram. No entanto, menos de 1% dos homens transgêneros que recebem o mesmo procedimento relatam arrependimento.

Essas estatísticas se baseiam em revisões de estudos existentes que investigaram o arrependimento entre 7.928 indivíduos transgêneros que fizeram cirurgias de afirmação de gênero. Embora algumas dessas pesquisas anteriores tenham sido criticadas por negligenciarem o fato de que o arrependimento às vezes pode levar anos para se desenvolver, elas se alinham com o crescente número de estudos que mostram resultados positivos de saúde entre pessoas transgênero que recebem cuidados de afirmação de gênero.

Por que o acesso à cirurgia de afirmação de gênero é importante

Cerca de 1,6 milhão de pessoas nos EUA se identificam como transgêneros, embora apenas cerca de 25% desses indivíduos tenham feito cirurgias de afirmação de gênero, esses procedimentos se tornaram mais comuns. De 2016 a 2020, cerca de 48 mil pessoas trans nos EUA fizeram cirurgias de afirmação de gênero.

Esses procedimentos oferecem às pessoas transgênero a oportunidade de alinhar seus corpos físicos com sua identidade de gênero, o que pode ter um impacto positivo na saúde mental. Pesquisas mostram que o acesso a cirurgias de afirmação de gênero pode reduzir os níveis de depressão, ansiedade e ideação suicida entre pessoas transgênero.

Os benefícios para a saúde mental podem explicar os baixos níveis de arrependimento. As pessoas transgênero têm taxas muito mais altas de preocupações com a saúde mental do que as pessoas cisgênero, ou pessoas cuja identidade de gênero se alinha com seu sexo no nascimento. Isso ocorre principalmente porque as pessoas transgênero têm mais dificuldade para viver autenticamente sem sofrer discriminação, assédio e violência.

A cirurgia de afirmação de gênero geralmente envolve passar por uma série de etapas: períodos de espera, terapia hormonal e aprendizado sobre os possíveis riscos e benefícios dos procedimentos. Embora a maioria das cirurgias seja reservada para adultos, as principais diretrizes recomendam que os pacientes tenham pelo menos 15 anos de idade.

Esse processo minucioso pelo qual as pessoas trans passam antes de serem operadas também pode explicar os níveis mais baixos de arrependimento.

Além disso, muitas pessoas cisgênero fazem cirurgias que, em seu mundo ideal, não fariam. Mas elas fazem a cirurgia para evitar um problema de saúde.

Por exemplo, uma mulher cisgênero que faz uma mastectomia para evitar o câncer de mama pode acabar se arrependendo da decisão se não gostar de sua nova aparência. Por outro lado, um homem transgênero que se submete ao mesmo procedimento tem maior probabilidade de ficar satisfeito com um tórax de aparência masculina.

Jovem sem camisa com cicatrizes de uma mastectomia visíveis.
Para receber a cirurgia de remoção dos seios, pacientes transgênero precisam passar por um período de espera. David Canales/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

Aprimorando a pesquisa e as políticas públicas

É importante observar que essa pesquisa não é conclusiva. As opiniões sobre as cirurgias podem mudar com o tempo e os pacientes podem se sentir bem diferentes sobre seus resultados oito anos após a cirurgia em comparação com um ano após a cirurgia.

No entanto, o consenso entre os especialistas, inclusive na Associação Médica Americana, é de que a cirurgia de afirmação de gênero pode melhorar a saúde das pessoas transgênero e não deve ser proibida.

Estados dos EUA como Oklahoma e Dakota do Norte ignoraram esse consenso e restringiram o acesso a esses procedimentos. Em resposta, 12 estados se autodenominaram “santuários” para atendimento de afirmação de gênero.

Embora nossas estatísticas sobre arrependimento cirúrgico possam mudar à medida que os pesquisadores aprendam mais, elas são os melhores dados que os prestadores de serviços de saúde têm. E as políticas públicas que se baseiam nas melhores evidências disponíveis têm o maior potencial de melhorar a vida das pessoas.

This article was originally published in English

Want to write?

Write an article and join a growing community of more than 182,600 academics and researchers from 4,945 institutions.

Register now