Menu Close
Homem protesta segurando cartaz com dizeres em inglês de que "Bill Gates é mau"
Pesquisas mostram que nosso estilo de pensamento pode prever a suscetibilidade a teorias da conspiração: pessoas mais adeptas da rota rápida e intuitiva estão em risco maior do que as que preferem rota mais lenta e analítica de processamento de informações. I T S/Shutterstock

Inteligência não torna ninguém imune às teorias da conspiração, mas a forma de pensar

Nas últimas duas décadas e, em especial, nos últimos cinco anos, houve um interesse científico crescente nas teorias da conspiração e nas pessoas que acreditam nelas. Embora alguns possam pensar que a crença em tais histórias esteja ligada à inteligência, os estudos começam a mostrar que a forma como as pessoas pensam pode ser mais importante.

Os cientistas concordam que ter uma medida de ceticismo sobre os relatos oficiais de eventos é saudável e importante, mas a teoria da conspiração pode levar a consequências perigosas para o indivíduo e para a sociedade.

Algumas teorias da conspiração, como a conspiração QAnon, por exemplo, podem ser consideradas uma crença minoritária, com uma pesquisa YouGov de 2021 mostrando que 8% dos entrevistados no Reino Unido endossaram essa teoria da conspiração. Entretanto, algumas crenças são mais difundidas. Uma pesquisa de 2018 com pessoas de toda a Europa revelou que 60% dos participantes britânicos endossaram pelo menos uma teoria da conspiração. Então, quem são as pessoas mais suscetíveis à teoria da conspiração?

Há um conjunto de pesquisas em crescimento acentuado que se esforça para entender essa questão. Primeiro, vamos reexaminar as suposições sobre quem se envolve com teorias da conspiração.

Foi relatado que pessoas com alto nível de escolaridade, como médicos e enfermeiros, propagam teorias da conspiração. Portanto, não se trata apenas de inteligência nem escolaridade - a educação não necessariamente tornar um pessoa imune às teorias da conspiração.

Pensamento crítico

Pesquisas mostram que nosso estilo de pensamento pode prever a suscetibilidade a teorias da conspiração. A teoria do processamento duplo do estilo cognitivo sugere que temos duas rotas que podemos usar para processar informações.

Uma delas é a rota rápida e intuitiva, que se baseia mais em experiências pessoais e intuições. A outra é uma rota mais lenta e analítica que, em vez disso, se baseia no processamento elaborado e detalhado das informações.

Homem protestando sozinho usando camiseta amarela com gráfico e a palavra fake
A crença na teoria da conspiração parece estar ligada ao estilo de pensamento. philippgehrke.de/Shutterstock

O que tendemos a ver é que as pessoas que não são necessariamente mais inteligentes, mas que preferem o estilo de pensamento analítico e mais esforçado, são mais resistentes às crenças conspiratórias. Por exemplo, um estudo britânico de 2014 constatou que as pessoas que obtiveram pontuação alta em perguntas como “Gosto de problemas que exigem muito raciocínio” tinham menos probabilidade de aceitar crenças em conspiração. Também constatou que as pessoas com menor probabilidade de se envolver em estilos de pensamento que exigem esforço, e com maior probabilidade de usar o pensamento intuitivo, demonstraram maior crença em teorias da conspiração.

Da mesma forma, um estudo de 2022 realizado em 45 países usou um teste de reflexão cognitiva que mediu o envolvimento no pensamento analítico em três perguntas. Descobriu-se que os participantes que se engajaram no estilo de pensamento de trabalho intensivo tinham menos probabilidade de endossar teorias da conspiração sobre a COVID-19.

O pensamento crítico é uma habilidade valiosa, principalmente na educação, e foi demonstrado que diminui a suscetibilidade a crenças conspiratórias. Isso provavelmente se deve ao fato de que esse estilo de pensamento mais árduo permite que as pessoas tenham tempo para identificar inconsistências nas teorias e buscar recursos adicionais para verificar as informações.

Estilo e inteligência

Uma meta-análise de 2021 indica que um estilo de pensamento intuitivo não está relacionado à inteligência. Portanto, até mesmo pessoas realmente inteligentes podem ser suscetíveis a crenças conspiratórias, se estiverem mais inclinadas a recorrer a estilos de pensamento mais rápidos e intuitivos.

A pesquisa mostra que a crença em teorias da conspiração é prevista por vieses cognitivos que resultam da confiança em atalhos mentais ao processar informações. Primeiro, as crenças em conspiração parecem ser previstas pela crença falha de que grandes eventos devem ter grandes consequências.

Isso é conhecido na psicologia como viés de proporcionalidade. É difícil aceitar que eventos com consequências que mudam o mundo (por exemplo, a morte de um presidente, ou a pandemia de COVID-19) possam realmente ser causados por causas comparativamente “pequenas” (por exemplo, um atirador solitário ou um vírus). É assim que os estilos de pensamento que dependem de sentimentos e intuição podem levar as pessoas a endossar teorias da conspiração.

Outro exemplo de estilos de pensamento intuitivo que influenciam as crenças conspiratórias é a falácia da conjunção. A falácia da conjunção é a crença errônea de que a probabilidade de dois eventos independentes ocorrerem juntos é maior do que a probabilidade de os eventos ocorrerem isoladamente. Veja o problema da Linda:

Linda tem 31 anos, é solteira, franca e muito inteligente. Ela se formou em filosofia. Quando estudante, ela se preocupava profundamente com questões de discriminação e justiça social e também participou de manifestações antinucleares.

O que é mais provável?

a) Linda é caixa de banco.

b) Linda é caixa de banco e é ativa no movimento feminista.

A mais provável é a) Linda é caixa de banco, pois, estatisticamente, a probabilidade de ocorrência de um evento é sempre maior do que a combinação. Entretanto, pesquisas mostram que erros de falácia de conjunção estão associados a crenças conspiratórias mais fortes. Portanto, as pessoas propensas ao pensamento conspiratório teriam maior probabilidade de dizer b.

A exposição a crenças conspiratórias também demonstrou consistentemente aumentar a suscetibilidade das pessoas a elas, mesmo que elas não percebam que tiveram uma mudança de crença.

Pode parecer preocupante que qualquer pessoa possa ser suscetível a crenças conspiratórias. No entanto, esses estudos estão ajudando os pesquisadores a encontrar intervenções que possam aumentar os estilos de pensamento analítico e crítico e, assim, evitar a suscetibilidade a essas crenças. Uma revisão de 2023 de 25 estudos diferentes concluiu que esses tipos de intervenções são uma ferramenta promissora para combater as consequências perigosas das crenças conspiratórias.

Quanto mais entendermos sobre a psicologia por trás das teorias da conspiração, mais bem equipados estaremos para combatê-las.

This article was originally published in English

Want to write?

Write an article and join a growing community of more than 182,600 academics and researchers from 4,945 institutions.

Register now