Menu Close
Um campo de plantações mortas
Declínio do setor agrícola provavelmente levará mais pessoas à pobreza extrema em um continente já muito atingido pela miséria, a não ser que medidas de adaptação e mitigação sejam tomadas com urgência Thanumporn Thongkongkaew/GettyImages

Mudanças climáticas: relatório abrangendo toda África prevê queda de 30% na renda com plantações e 50 milhões de pessoas sem água

Os países africanos sofrerão perdas econômicas significativas a partir de 2050 se o aquecimento global não for limitado a menos de 2°C, segundo um novo estudo do Center for Global Development (Centro para o Desenvolvimento Global).

O economista de meio ambiente e energia Philip Kofi Adom é o autor do relatório. Ele reuniu muitos anos de estudos de cientistas e pesquisadores da mudança climática e descobriu que a África Ocidental e Oriental serão as regiões mais atingidas. Perguntamos a ele sobre suas descobertas.

Você descobriu que a mudança climática reduzirá em 30% os ganhos das colheitas na África. Como isso afetará as pessoas?

Se a mudança climática continuar em sua tendência atual, a produção agrícola na África diminuirá 2,9% em 2030 e 18% em 2050. Cerca de 200 milhões de pessoas correm o risco de sofrer de fome extrema até 2050. A perda de receita agrícola de aproximadamente 30% causará um aumento na pobreza de 20% a 30% em comparação com um cenário sem mudanças climáticas.

Isso ocorrerá porque a mudança climática reduzirá a produção agrícola e, portanto, as vendas das safras serão prejudicadas, embora a escassez aumente os preços.

Na África, 42,5% da classe trabalhadora está empregada no setor agrícola. A renda desses trabalhadores, em sua maioria rurais, diminuirá. Uma parcela maior das pessoas que vivem em áreas rurais já é pobre e a maioria das pessoas empobrecidas na África está concentrada nas áreas rurais. O declínio do setor agrícola provavelmente levará mais pessoas à pobreza extrema.

Também enfrentaremos problemas de segurança alimentar, e aqueles que trabalham no setor agrícola correrão o risco de perder o emprego. Os agricultores que dependem apenas da chuva e não têm sistemas de irrigação nas suas plantações serão os mais prejudicados.

Você projeta um declínio de 7,12% no Produto Interno Bruto (PIB) de longo prazo em toda a África. Que impacto isso terá?

Quando falamos de longo prazo, estamos olhando para 2050 e além. O PIB nos informa o status de riqueza das economias em um determinado momento. Por meio da geração de riqueza, surgem empresas e são criados empregos. Os impostos cobrados pagam por investimentos em infraestrutura, em serviços sociais e o fornecimento de apoio social, como seguro-saúde e seguro-desemprego. Com um declínio de 7,12% no PIB, esses potenciais de geração de riqueza na economia serão severamente afetados se a mudança climática continuar no ritmo atual.

As projeções em nível de país sugerem perdas econômicas muito maiores no PIB, variando de 11,2% a 26,6% no longo prazo, nas regiões mais afetadas da África. Quando as economias diminuem de tamanho, as empresas podem fechar, empregos são destruídos e novos empregos não são criados.

Para o povo da África, isso é muito significativo porque se prevê que, nos próximos anos, a população do continente chegará a mais de 2 bilhões. A população africana é a mais jovem do mundo. Portanto, se as economias africanas encolherem, onde esses jovens encontrarão sua fonte de sustento? Essa é uma grande preocupação.

É provável que 50 milhões de africanos enfrentem estresse de água. O que isso significa?

Significa grave escassez de água em residências e indústrias. Por exemplo, se você costumava ter acesso à água o dia todo, terá um fornecimento muito menor - uma quantidade tão baixa que não atenderá às suas necessidades. Essa é uma questão de demanda e oferta. Haverá uma demanda maior por recursos hídricos, mas devido à escassez de oferta, os preços da água aumentarão. No futuro, se nada for feito, a água na África será muito cara.

Medidas de adaptação e mitigação podem nos ajudar a evitar esse desastre?

Quando falamos de mudança climática, trata-se de ação comunitária ou coletiva. Obviamente, os governos são os grandes protagonistas. Os governos precisam promover os esforços de mudança necessários, apoiando iniciativas de adaptação e mitigação do clima, seja diretamente ou por meio de projetos de incentivo.

Nenhuma tentativa de adaptação e mitigação é pequena demais. Se esses pequenos esforços forem coordenados, nós podemos ver resultados. Famílias e empresas podem fazer muito. Por exemplo, as pessoas podem reduzir a quantidade de carne e laticínios consumidos, ou mudar a forma como o transporte é usado - recorrendo às bicicletas, à caminhada ou ao transporte público quando possível. Em casa, ações de economia de energia podem ser adotadas. E os espaços verdes devem ser respeitados e protegidos.

As pessoas que usam bancos devem garantir que eles realizem investimentos responsáveis. É sempre importante saber para que tipo de investimento o banco está usando o seu dinheiro. Se não for algo favorável ao clima, os clientes e consumidores podem se manifestar a respeito.

Quaisquer que sejam os efeitos colaterais, todos serão afetados. Todos têm voz e é importante usá-la em questões relacionadas ao clima.

O que os líderes africanos devem fazer?

A mudança climática é uma crise ambiental contínua e iminente. Felizmente, temos chance de fazer algo a respeito antes que o impensável aconteça. Peço aos líderes africanos que sejam muito proativos em seus esforços sobre as mudanças climáticas e mitigação. O setor agrícola é o principal pilar econômico da maioria das economias da África, e as mudanças climáticas representam um grave perigo para ele. As mudanças climáticas podem criar um estado de sofrimento econômico perpétuo se não agirmos agora.

This article was originally published in English

Want to write?

Write an article and join a growing community of more than 182,600 academics and researchers from 4,945 institutions.

Register now