Menu Close
Uma mulher coloca água micelar em um chumaço de algodão
As moléculas que formam as chamadas micelas ajudam a água a interagir com a sujeira e óleos, facilitando a limpeza da pele Geinz Angelina/Shutterstock

O que é água micelar, e como ela funciona?

A água micelar, um produto encontrado em supermercados, farmácias e armários de banheiro em todo o mundo, é comumente usada para remover maquiagem. É um produto de limpeza muito eficaz, e muitas pessoas a usam como parte de sua rotina de cuidados com a pele.

Então, o que é a água micelar, e por que ela é tão boa para remover a maquiagem e o protetor solar? Aqui está a ciência.

O que são micelas?

O óleo e a água geralmente não se misturam, e é por isso que você terá dificuldade para remover a maquiagem e o protetor solar (que contêm óleos) apenas com água.

Mas os produtos de água micelar contêm algo chamado micelas - aglomerados de moléculas que são muito eficazes na remoção de substâncias oleosas. Para entender o porquê, primeiro você precisa conhecer dois termos da química: hidrofílico e hidrofóbico.

Uma substância hidrofílica “adora” água e se mistura facilmente com ela. O sal e o açúcar são exemplos.

Uma substância hidrofóbica “odeia” a água e geralmente se recusa a se misturar com ela. Os exemplos incluem óleo e cera.

Os materiais hidrofílicos se misturam facilmente com outros materiais hidrofílicos. O mesmo vale para substâncias hidrofóbicas. Mas se você tentar combinar materiais hidrofílicos e hidrofóbicos, eles não se misturarão.

Como as micelas são formadas? É tudo uma questão de surfactantes

As micelas na água micelar são formadas por moléculas especiais conhecidas como surfactantes.

Surfactante significa “agente ativo de superfície”. Essas moléculas observaram seus irmãos hidrofílicos e hidrofóbicos e disseram: por que não ambos? Normalmente, elas são compostas por duas extremidades: um grupo principal que é hidrofílico, e uma “cauda” que é hidrofóbica.

Um diagrama mostra um surfactante, que tem uma cabeça que é hidrofílica e uma cauda que é hidrofóbica.
Um surfactante tem uma cabeça que é hidrofílica e uma ‘cauda’ que é hidrofóbica. Daniel Eldridge

Quando uma pequena quantidade de surfactante é adicionada à água, as duas extremidades da molécula têm interesses conflitantes. A cabeça hidrofílica quer estar na água, mas a cauda hidrofóbica não suporta a água.

Adicione surfactante suficiente e, eventualmente, passaremos por uma concentração crítica de micelas, e os surfactantes se automontarão em grupos de aproximadamente 20 a 100 moléculas de surfactante.

Todas as cabeças hidrofílicas estarão apontando para fora, enquanto as caudas hidrofóbicas permanecerão “escondidas” no centro. Esses grupos são micelas.

Um diagrama mostra moléculas de surfactante se organizando em uma micela, com as cabeças hidrofílicas apontando para fora e as caudas hidrofóbicas apontando para dentro.
Moléculas de surfactante se organizam em uma micela, com as cabeças hidrofílicas apontando para fora e as caudas hidrofóbicas apontando para dentro. Daniel Eldridge

Essas micelas têm um exterior hidrofílico, o que significa que elas ficam muito felizes em permanecer misturadas na água. No entanto, no centro permanece uma bolsa hidrofóbica que é muito boa para atrair óleos.

Isso é muito útil e ajuda a explicar por que adicionar um pouco de detergente (um surfactante) à água permitirá que você lave uma panela oleosa. O surfactante primeiro ajuda a remover o óleo e, em seguida, o óleo pode permanecer misturado à água, encontrando um novo lar no centro hidrofóbico da micela.

A água micelar em ação

Os surfactantes estão presentes no detergente de lavar louça, no sabonete líquido, no xampu, na pasta de dente e até em muitos alimentos. Em todos esses casos, eles estão lá para ajudar a água a interagir com a sujeira e os óleos, e com a água micelar não é diferente.

Quando você aplica um pouco de água micelar em um chumaço de algodão, ocorre outra interação conveniente. O algodão úmido é hidrofílico (adora água). Consequentemente, algumas das micelas se desprenderão, com as cabeças hidrofílicas sendo atraídas para o algodão úmido.

Agora, sobressaindo da superfície, haverá uma camada de grupos de cauda hidrofóbica. Essas caudas hidrofóbicas mal podem esperar para atrair a maquiagem, o protetor solar, os óleos, a sujeira, a gordura e outros contaminantes do seu rosto.

Ao passar o algodão sobre a pele, esses produtos se ligam às caudas hidrofóbicas das micelas e são removidos da pele. Alguns contaminantes também se encontram encapsulados nos centros hidrofóbicos da micela. De qualquer forma, uma superfície mais limpa - seu rosto - é deixada para trás.

Veja como um lenço de algodão embebido em água micelar limpa um pequeno derramamento de óleo, em comparação com a água sozinha.

Então por que eu não simplesmente uso detergente para lavar o rosto?

Tecnicamente, isso funcionaria, pois o detergente de fato contém muitos surfactantes formadores de micelas. Mas esses surfactantes específicos provavelmente causariam muita irritação na pele e nos olhos, além de danificar e ressecar sua pele. Não é bom.

Os surfactantes da água micelar são escolhidos para serem suaves e bem tolerados pela pele da maioria das pessoas. Mas a água micelar não é o único produto de cuidados com a pele que contém micelas. Há muitos outros produtos de limpeza facial que também fazem ótimo uso das moléculas de surfactante e funcionam muito bem.

Agora, não é perfeito. Embora seja eficaz na remoção de uma ampla gama de contaminantes, a maquiagem espessa ou pesada pode não sair facilmente com a água micelar (talvez seja necessário fazer uma limpeza mais vigorosa). Alguns produtos dizem que não deixam “nenhum resíduo”, embora as letras miúdas indiquem claramente que isso se refere a resíduos visíveis.

Muitos produtos também afirmam que não é necessário enxaguar. Os surfactantes permanecerão na pele após o uso do produto, mas para muitas pessoas eles não causam irritação. Se a sua pele estiver irritada após o uso de um produto de água micelar, você pode tentar enxaguar depois ou interromper o uso. E, como é o caso de muitos produtos cosméticos, você deve testá-los primeiro em uma pequena área da pele antes de usá-los em todo o rosto.

This article was originally published in English

Want to write?

Write an article and join a growing community of more than 182,600 academics and researchers from 4,945 institutions.

Register now