Menu Close

Henrique Pereira

Professor titular da UFAM e diretor, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)

Natural de Manaus, Henrique dos Santos Pereira é professor titular e líder de grupo de pesquisa da Universidade Federal do Amazonas. Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Amazonas (1985), mestrado em Biologia com área de concentração em Ecologia pelo INPA (1992) e doutorado em Ecologia pela The Pennsylvania State University (EUA, 1999). Tem experiência em ensino, pesquisa e extensão, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão ambiental pública, manejo de recursos naturais de uso coletivo, gestão de áreas protegidas, agricultura familiar e comunidades tradicionais, com ênfase na região amazônica.

Henrique Pereira é professor da UFAM desde 1985, onde atua no curso de graduação em Agronomia, nas áreas de ecologia agrícola e de gestão ambiental e no ensino de pós-graduação nas áreas de Agronomia tropical, Ciências do Ambiente e em Ensino de Ciências do Ambiente. Tendo exercido os cargos de chefe de departamento acadêmico, de vice-diretor de faculdade, de coordenador de pós-graduação e de assessor especial de relações internacionais.

É pesquisador colaborador do INPA desde o ano 2001, onde também tem atuado como docente e membro da coordenação dos cursos de pós-graduação em Agricultura do Trópico Úmido (ATU) e em Gestão de Áreas Protegidas da Amazônia (MPGAP). Membro e representante da UFAM na Rede de Estudos Ambientais do Países de Língua Portuguesa (REALP). Membro titular da Academia Brasileira de Ciência Agronômica (cadeira 44 – Patrono Marcelo Nunes Camargo) e seu diretor regional Norte (2023-2027). Ex-presidente da Associação dos Docentes da Universidade do Amazonas (ADUA-SSind) (1992-1994). Ex-superintendente estadual do Ibama no Amazonas (2003-2009). Ex-presidente (2017-2019) e Ex-secretário executivo (2019-2023) da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade (ANPPAS).

Experience

  • –present
    Professor titular e líder de grupo de pesquisa, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)