Menu Close
Quatro tubos cheios de amostrars de sangue e um vazio sobre resultados de testes
O sangue contém um manancial de informações sobre o estado de saúde dos pacientes, e analisar os níveis de cada componente é parte importante dos diagnósticos. angelp/iStock via Getty Images Plus

Toxicologista explica o significado dos resultados dos exames de sangue

Seu sangue desempenha várias funções para manter sua saúde. Para realizar essas funções, o sangue contém vários componentes, incluindo glóbulos vermelhos que transportam oxigênio, nutrientes e hormônios; glóbulos brancos que removem resíduos e apoiam o sistema imunológico; plasma que regula a temperatura; e plaquetas que ajudam na coagulação.

No sangue, há também inúmeras moléculas formadas como subprodutos de funções bioquímicas normais. Quando essas moléculas indicam como as células estão respondendo a doenças, lesões ou estresse, os cientistas geralmente se referem a elas como marcadores biológicos, ou biomarcadores. Assim, os biomarcadores em uma amostra de sangue podem representar um instantâneo do estado bioquímico atual do seu corpo, e analisá-los pode fornecer informações sobre vários aspectos da sua saúde.

Como toxicologista, estudo os efeitos de medicamentos e contaminantes ambientais na saúde humana. Como parte do meu trabalho, dependo de vários biomarcadores relacionados à saúde, muitos dos quais são medidos por meio de exames de sangue convencionais.

Entender o que os exames de sangue comuns pretendem medir pode ajudá-lo a interpretar melhor os resultados. Se você tiver em mãos os resultados de um exame de sangue recente, acompanhe o vídeo.

As amostras de sangue passam por várias etapas de processamento após serem coletadas.

Faixas normais de exames de sangue

Dependendo do laboratório que analisou sua amostra, os resultados do seu exame de sangue podem ser divididos em testes individuais ou conjuntos de testes relacionados, chamados painéis. Os resultados desses painéis podem permitir que um profissional de saúde recomende cuidados preventivos, detecte possíveis doenças e monitore condições de saúde em andamento.

Para cada um dos testes listados em seu relatório, normalmente haverá um número correspondente ao resultado do teste e uma faixa ou intervalo de referência. Essa faixa é essencialmente os limites superior e inferior dentro dos quais se espera que os resultados dos exames da maioria das pessoas saudáveis se enquadrem.

Às vezes chamado de faixa normal, um intervalo de referência é baseado em análises estatísticas de testes de um grande número de pacientes em uma população de referência. Espera-se que os níveis normais de alguns biomarcadores variem em um grupo de pessoas, dependendo de sua idade, sexo, etnia e outros atributos.

Portanto, muitas vezes são criadas populações de referência separadas de pessoas com um atributo específico. Por exemplo, uma população de referência pode incluir todas as mulheres, ou todas as crianças. O valor do teste de um paciente pode, então, ser comparado adequadamente com os resultados da população de referência que melhor se encaixa nele.

Os intervalos de referência variam de laboratório para laboratório porque cada um pode usar métodos de teste ou populações de referência diferentes. Isso significa que talvez não seja possível comparar seus resultados com os intervalos de referência de outros laboratórios. Para determinar como os resultados do seu teste se comparam à faixa normal, é necessário verificar o intervalo de referência listado no relatório do laboratório.

Se você tiver resultados para um determinado teste de laboratórios diferentes, o médico provavelmente se concentrará nas tendências do teste em relação aos intervalos de referência, e não nos resultados numéricos em si.

Interpretando os resultados do seu exame de sangue

Existem vários painéis de exames de sangue destinados a testar aspectos específicos de sua saúde. Isso inclui painéis que analisam os componentes celulares do seu sangue, biomarcadores da função renal e hepática e muitos outros.

Em vez de descrever cada painel, vamos examinar um estudo de caso hipotético que requer o uso de vários painéis para diagnosticar uma doença.

Nessa situação, um paciente procura seu médico devido a uma fadiga que já dura vários meses. Inúmeros fatores e distúrbios podem resultar em fadiga prolongada ou crônica.

Com base em um exame físico, outros sintomas e histórico médico, o profissional de saúde suspeita que o paciente possa estar sofrendo de qualquer um dos seguintes problemas: anemia, tireoide hipoativa ou diabetes.

Close-up de uma pessoa segurando gaze contra a dobra do braço enquanto outra pessoa segura dois tubos de sangue com heparina
Os exames de sangue fornecem aos médicos mais informações para orientar diagnósticos e decisões de tratamento. FluxFactory/E+ via Getty Images

Os exames de sangue ajudariam a restringir ainda mais a causa da fadiga.

A anemia é uma condição que envolve a redução da capacidade do sangue de transportar oxigênio. Isso resulta de níveis mais baixos do que o normal de glóbulos vermelhos ou de uma diminuição na quantidade ou na qualidade da hemoglobina, a proteína que permite que essas células transportem oxigênio.

Um painel de hemograma completo mede vários componentes do sangue para fornecer uma visão abrangente das células que o compõem. Valores baixos de contagem de hemácias, hemoglobina (Hb) e hematócrito (HT) indicam que o paciente está com anemia.

Hipotireoidismo é um distúrbio no qual a glândula tireoide não produz hormônios tireoidianos suficientes. Esses incluem o hormônio estimulante da tireoide, ou TSH, que estimula a glândula tireoide a liberar dois outros hormônios: triiodotironina, ou T3, e tiroxina, ou T4. O painel de funções da tireoide mede os níveis desses hormônios para avaliar a saúde relacionada à tireoide.

Diabetes é uma doença que ocorre quando os níveis de açúcar no sangue estão muito altos. O excesso de moléculas de glicose na corrente sanguínea pode se ligar à hemoglobina e formar o que é chamado de hemoglobina glicada, ou HbA1c. O exame de hemoglobina glicada mede a porcentagem de HbA1c presente em relação à quantidade total de hemoglobina. Isso fornece um histórico dos níveis de glicose na corrente sanguínea em um período de cerca de três meses antes do teste.

O painel metabólico básico, ou PMB, por sua vez, mede a quantidade de várias substâncias no sangue e fornece informações adicionais. Essas substâncias incluem:

  • Glicose, um tipo de açúcar que fornece energia para seu corpo e cérebro. Relevante para o diabetes, o PMB mede os níveis de glicose no sangue no momento do teste.
  • Cálcio, um mineral essencial para o funcionamento adequado de seus nervos, músculos e coração.
  • Creatinina, um subproduto da atividade muscular.
  • Nitrogênio ureico no sangue, a quantidade de resíduos de ureia que os rins ajudam a remover do sangue. Esses exames indicam o status do metabolismo, a saúde dos rins e o equilíbrio eletrolítico de uma pessoa.

Com os resultados de cada um desses painéis, o profissional de saúde avalia os valores do paciente em relação a seus intervalos de referência e determina a condição mais provável.

Compreender a finalidade dos exames de sangue e como interpretá-los pode ajudar os pacientes a estabelecer parcerias com seus profissionais de saúde e a se informar melhor sobre sua saúde.

This article was originally published in English

Want to write?

Write an article and join a growing community of more than 182,600 academics and researchers from 4,945 institutions.

Register now