Menu Close

Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC)

O Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC), fundado em 2000 na Universidade Candido Mendes, é uma das primeiras instituições acadêmicas integralmente dedicadas aos temas da violência e da segurança pública no Brasil. Tem como principal objetivo a realização de pesquisas inovadoras e outros tipos de projetos que alimentem o debate público e contribuam para promover os direitos humanos no sistema de justiça criminal do país.

Em seus vinte anos de existência, o CESeC realizou estudos sobre criminalidade, violência, polícia, mídia, justiça, drogas, prisões e sistema socioeducativo; produziu dados estatísticos novos; monitorou, avaliou e propôs políticas públicas; ministrou cursos; articulou redes de pesquisadores e ativistas; organizou debates; apoiou o fortalecimento de lideranças jovens de favelas e premiou iniciativas importantes de ação e informação. Nesse período, desenvolveu 73 projetos e publicou quase 300 textos, entre livros impressos ou digitais, boletins, relatórios, ensaios e artigos de opinião.

Vários dos projetos empreendidos abordaram a temática do racismo, mas até o momento ela não havia se tornado central nas nossas pesquisas, nem nas nossas reflexões sobre o funcionamento interno do Centro. Entendendo que o racismo estrutural é o principal motor da reprodução da violência, da desigualdade e da discriminação na sociedade e no sistema de justiça criminal brasileiro, assumimos o compromisso de transformar a luta antirracista numa prioridade da atuação e da produção intelectual do CESeC.

Links

Displaying all articles

O ex-deputado e conselheiro do Tribunal de Contas Domingos Brazão desembarca algemado em Brasília: político era historicamente associado à milícia e sua prisão, esperada. Mas a detenção também do ex-chefe de polícia Rivaldo Barbosa expôs o nível de degradação das instituições de segurança no Rio. AP Photo/Eraldo Peres

Caso Marielle: Prisão dos mandantes descortina mais uma vez a falência da Segurança Pública no Rio

A prisão do ex-chefe da Polícia Civil, Rivaldo Barbosa, por participação na morte e tentativa de bloquear a justiça nas investigações, expôs mais uma vez a degradação das instituições de segurança pública do Rio de Janeiro.

Authors

More Authors