Menu Close

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Criada em 10 de dezembro de 1970, pela Lei nº 5.647, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) tem sua trajetória iniciada anterior a essa data, uma vez que se originou da fusão da Faculdade de Direito, criada em 1934, e do Instituto de Ciências e Letras de Cuiabá, instituído em 1966.

Atualmente, a UFMT é uma das duas universidades federais do Estado, mas, durante muitos anos, foi a única instituição de Ensino Superior em Mato Grosso, constituindo presença marcante no cenário socioeconômico e cultural não apenas pela colocação no mercado de trabalho milhares de profissionais graduados e pós-graduados, como também pelas suas atividades de pesquisa e extensão. É, igualmente, depositária de volume expressivo de informações referentes à sua própria existência e a fatos e momentos cruciais da história regional e nacional.

Implantada num contexto rico e exuberante pela biodiversidade de suas microrregiões geográficas - Pantanal, Amazônia, Araguaia e Cerrado - e entre três bacias hidrográficas extremamente importantes - a do Araguaia-Tocantins, a do Prata e a do Amazonas - a UFMT representa inesgotável campo de pesquisa para a produção do conhecimento.

Desde a sua fundação, a UFMT tem procurado refletir a realidade que a cerca, com vistas a respeitar e a atender as especificidades, as expectativas e necessidades da região. Elegeu como eixos de suas políticas acadêmicas a preservação da memória regional, a educação, a saúde pública, a questão do meio ambiente, a ciência e a tecnologia. Assim, ao buscar fortalecer a pesquisa científica em todas as áreas do conhecimento, tem em vista a qualidade socioambiental, a ciência e a tecnologia, com atenção ao regional sem perder de vista o universal.

Links

Displaying 1 article

No detalhe do tronco de uma seringueira vertendo borracha na Reserva Extrativista Chico Mendes, no Acre, o símbolo do imenso potencial econômico sustentável da Amazônia. AP Photo/Eraldo Peres

Sociobioeconomia de Floresta em Pé: mais que preservação, uma solução econômica viável para desenvolvimento da Amazônia

É possível alcançar a prosperidade econômica na Amazônia sem recorrer ao desmatamento. Além da maior lucratividade, extrativismo pode gerar mais empregos do que a pecuária e a soja na Amazônia.

Authors

More Authors