Menu Close

Universidade Federal do Ceará (UFC)

Sediada em Fortaleza, Capital do Estado, a UFC é um braço do sistema do Ensino Superior do Ceará e sua atuação tem por base todo o território cearense, de forma a atender às diferentes escalas de exigências da sociedade.

A Universidade é composta de oito campi, denominados Campus do Benfica, Campus do Pici e Campus do Porangabuçu, todos localizados no município de Fortaleza (sede da UFC), além do Campus de Sobral, Campus de Quixadá, Campus de Crateús, Campus de Russas e Campus de Itapajé.

A Universidade Federal do Ceará, que há mais de 65 anos mantém o compromisso de servir à região, sem esquecer o caráter universal de sua produção, chega hoje com praticamente todas as áreas do conhecimento representadas em seus campi.

A missão da Universidade Federal do Ceará é formar profissionais da mais alta qualificação, gerar e difundir conhecimentos, preservar e divulgar os valores éticos, científicos, artísticos e culturais, constituindo-se em instituição estratégica para o desenvolvimento do Ceará, do Nordeste e do Brasil.

No cumprimento dessa missão, a UFC ministra cursos de graduação, pós-graduação e extensão que atendem a demandas de formação da sociedade e estimulam a pesquisa científica e tecnológica em todos os campos do saber.

São ofertados 123* cursos de graduação (incluindo 10 cursos a distância) e 153** de pós-graduação, sendo 82 mestrados, 51 doutorados e 20 especializações. Além disso, são milhares de ações de extensão, beneficiando pessoas em todo o Estado.

Na graduação, as vagas de todos os cursos, com exceção de Letras-Libras, são ofertadas no Sistema de Seleção Unificada (SISU), do governo federal. Trata-se da principal forma de ingresso na UFC. Para concorrer a uma das vagas, é necessário ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em sua edição mais recente.

Além dos três campi em Fortaleza (Benfica, Pici e Porangabuçu), a Instituição está presente no interior do Estado (Crateús, Quixadá, Russas, Itapajé e Sobral), atuando no desenvolvimento sócioeconômico dessas regiões e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população. Apoiada em um sólido patrimônio de conhecimentos, também oferece cursos a distância, por meio do Instituto UFC Virtual, que potencializam o acesso ao ensino de qualidade.

Links

Displaying 1 article

Ilustração da evolução humana: Teoria da Montagem pode ser usada para quantificar a probabilidade de a vida ter surgido a partir da combinação de estruturas complexas que carregam algum tipo de “memória”, unindo em um mesmo arcabouço objetos vivos e não vivos. Jose Antona/Unlimphotos

“Teoria da Montagem”: como as leis da Física ajudam a explicar a origem e a evolução da vida

Ferramenta capaz de quantificar a complexidade de estruturas materiais pode ajudar a responder perguntas fundamentais sobre como a vida surgiu e evoluiu

Authors

More Authors