Menu Close
Buddhist monks checking their mobile phones
Ao se comunicar por meio de mensagens de voz, a mídia social está dando aos butaneses das áreas urbanas e rurais uma nova oportunidade de usar seu idioma local. Shutterstock

Como a mídia social está dando nova vida aos idiomas locais não escritos do Butão

Dechen, 40 anos, cresceu em Thimphu, a capital do Butão. Seu idioma nativo era o Mangdip, também conhecido como Nyenkha, pois seus pais são originários da região central do Butão. Ela frequentou escolas na cidade, onde o currículo era predominantemente ensinado em dzongkha, o idioma nacional, e em inglês.

Na casa de Dechen, todos falavam dzongkha. Ela só falava a língua materna quando recebia visitas do vilarejo, que não entendiam o dzongkha, e durante as visitas ocasionais ao vilarejo situado nas montanhas. Seu conhecimento da língua materna era limitado.

Entretanto, agora as coisas mudaram.

Com 90% dos butaneses usando a mídia social e a mídia social penetrando em todas as áreas remotas do Butão, os parentes de Dechen em vilarejos remotos estão conectados pelo WeChat.

Ela participa de três grupos do WeChat, nos quais as pessoas geralmente se comunicam por meio de mensagens de voz em seu idioma nativo. A maioria dos usuários do WeChat nas áreas rurais do país se comunica em seu idioma nativo oral.

“Aprendi muitas palavras. Aprendi a dizer muitas coisas em meu próprio idioma”, contou-me a mãe de dois filhos que agora mora na Austrália Ocidental.

A história de Dechen não é isolada. A mídia social está dando uma nova vida aos idiomas nativos do Butão, que não têm escrita e carecem de documentação adequada. Ao se comunicar por meio de mensagens de voz, a mídia social está dando aos butaneses das áreas urbanas e rurais uma nova oportunidade de usar seu idioma local.

Perda dos idiomas do Butão

O Butão é uma pequena nação do Himalaia com uma população de menos de 800.000 pessoas. A internet e a televisão foram introduzidas somente em 1999 e os telefones celulares em 2004.

O país tem mais de 20 idiomas locais, mas somente o dzongkha tem texto escrito e é promovido como o idioma nacional.

O país luta para promover o idioma nacional e seu uso contra o inglês. Atualmente, a maioria dos residentes urbanos, especialmente as elites, fala inglês como seu idioma principal.

Uma mulher butanesa ao telefone.
Os usuários do WeChat podem enviar mensagens de voz uns aos outros em seu idioma local. Shutterstock

Muitos idiomas, especialmente os minoritários, estão desaparecendo ou se tornando ameaçados à medida que as gerações mais jovens mudam para o dzongkha e o inglês.

O meio de instrução nas escolas é principalmente o inglês; o dzongkha é ensinado apenas como gramática e literatura. Os alunos são envergonhados e frequentemente punidos por usarem seus idiomas locais.

A preservação e a promoção dos idiomas locais, portanto, dependem dos falantes. Um idioma é extinto quando seus falantes morrem ou mudam para outro idioma.

O linguista Pema Wangdi pesquisou idiomas no Butão e me disse que muitas pessoas estão perdendo seu idioma nativo.

“Quando perdemos nosso idioma, perdemos uma parte de nossa identidade nacional”, ele me disse.

Dança de máscaras de Dochula Tsechu.
Os idiomas são uma parte importante das identidades culturais. Pema Gyamtsho/Unsplash

Wangdi identificou que não há mais falantes de Olekha, um dialeto indígena de Rukha em Wangdu Phodrang.

“A perda de um único idioma é a perda de uma parte de nosso patrimônio e identidade linguística nacional”, disse ele. “Quando um idioma é perdido, as tradições culturais que estão ligadas a esse idioma, como canções, mitos e poesia, serão perdidas para sempre.”

Outros idiomas butaneses - incluindo o idioma Tshophu de Doyaps em Samtse, o idioma Monpa da região central do Butão e o Gongdukha de Mongar - estão ameaçados e à beira da extinção.

Preservação dos idiomas locais

O futuro dos idiomas minoritários está ameaçado. A Constituição do Butão determina a preservação e a promoção dos idiomas locais, mas não há esforços oficiais para preservar os idiomas nativos.

No entanto, incentivar as pessoas a falarem seus idiomas nativos pode trazer benefícios de longo alcance na preservação e promoção da rica cultura e tradição do Butão. O idioma incorpora a identidade, a etnia e os valores culturais: um idioma local próspero ajudaria a transferir essa riqueza intangível para a geração mais jovem.

A mídia social pode ser uma ferramenta inestimável para essa preservação.

Homem butanês verificando seu celular ao lado de um muro de pedra branca.
A mídia social pode ser uma ferramenta valiosa para a preservação de idiomas. Shutterstock

O Butão pode evitar que seus idiomas sejam extintos com a promoção do uso das mídias sociais, e o ensino de idiomas pode ser feito nas plataformas de mídia social. Com jovens e idosos conectados às mídias sociais, incentivar mais pessoas a usar os idiomas locais nas mídias sociais poderia gerar interesse entre os jovens para aprender seus idiomas locais.

Isso também poderia ajudar a documentar os idiomas locais ameaçados de extinção, pois a geração mais velha pode gravar suas vozes no WeChat.

Muitos cidadãos mais velhos têm grande apreço por seu idioma e enfatizam o ensino de sua língua materna para a geração mais jovem e seus netos. A mídia social - juntando-se à geração mais jovem em plataformas onde eles se sentem em casa - pode ser o caminho a seguir.

This article was originally published in English

Want to write?

Write an article and join a growing community of more than 182,600 academics and researchers from 4,945 institutions.

Register now