Menu Close
Bandeira da Palestina tremula em meio a escombros de um prédio destruído na Faixa de Gaza
A destruição tomou conta da pequena e densamente povoada Gaza nos últimos três dias. Ashraf Amra/Anadolu via Getty Images)

Faixa de Gaza: por que a história do enclave é fundamental para entender o conflito entre Israel e Palestina

O foco do conflito no Oriente Médio voltou novamente para a Faixa de Gaza, com o ministro da defesa de Israel ordenando um “cerco completo” ao enclave palestino.

A operação militar, que envolve um extenso bombardeio de residências, ocorre após um ataque surpresa em 7 de outubro de 2023, realizado por militantes do Hamas que se infiltraram em Israel a partir de Gaza e mataram mais de 900 israelenses.

Em ataques aéreos de represália, o exército israelense matou mais de 800 habitantes de Gaza. E esse número pode aumentar nos próximos dias. Enquanto isso, uma ordem para cortar todos os alimentos, eletricidade e água para Gaza só piorará a situação dos residentes no que tem sido chamado de “a maior prisão a céu aberto do mundo.”

Mas como Gaza se tornou uma das regiões mais densamente povoadas do planeta? E por que agora é o lar da ação militante palestina? Como estudiosa da história palestina, acredito que entender as respostas a essas perguntas fornece um contexto histórico crucial para a violência atual.

Uma breve história de Gaza

A Faixa de Gaza é um pedaço estreito de terra na costa sudeste do Mar Mediterrâneo. Com aproximadamente o dobro do tamanho de Washington, D.C., ela está encravada entre Israel, ao norte e a leste, e o Egito, ao sul.

Antigo porto comercial e marítimo, Gaza há muito tempo faz parte da região geográfica conhecida como Palestina. No início do século XX, era habitada principalmente por árabes muçulmanos e cristãos que viviam sob o domínio otomano. Quando a Grã-Bretanha assumiu o controle da Palestina após a Primeira Guerra Mundial, os intelectuais de Gaza aderiram ao emergente movimento nacional palestino.

Durante a guerra de 1948, que estabeleceu o Estado de Israel, os militares israelenses bombardearam 29 vilarejos no sul da Palestina, levando dezenas de milhares de moradores a fugir para a Faixa de Gaza, sob o controle do exército egípcio, que foi mobilizado depois que Israel declarou independência. A maioria deles e seus descendentes permanecem lá até hoje.

Após a Guerra dos Seis Dias de 1967 entre Israel e seus vizinhos árabes, a Faixa de Gaza ficou sob ocupação militar israelense. A ocupação resultou em “violações sistemáticas dos direitos humanos”, de acordo com o grupo de direitos Anistia Internacional, incluindo a expulsão de pessoas de suas terras, a destruição de casas e o esmagamento até mesmo de formas não violentas de dissidência política.

Os palestinos realizaram duas grandes revoltas, em 1987-1991 e em 2000-2005, na esperança de acabar com a ocupação e estabelecer um Estado palestino independente.

O Hamas, um grupo militante islâmico palestino com sede em Gaza, foi fundado em 1988 para lutar contra a ocupação israelense. O Hamas e outros grupos militantes lançaram repetidos ataques contra alvos israelenses em Gaza, levando à retirada unilateral de Israel de Gaza em 2005. Em 2006, foram realizadas eleições legislativas na Palestina. O Hamas venceu seu rival secular, o Fatah, que havia sido amplamente acusado de corrupção. As eleições não são realizadas em Gaza desde 2006, mas uma pesquisa de março de 2023 revelou que 45% dos habitantes de Gaza apoiariam o Hamas em caso de votação, à frente do Fatah com 32%.

Após um breve conflito entre militantes do Hamas e do Fatah em maio de 2007, o Hamas assumiu o controle total da Faixa de Gaza. Desde então, Gaza está sob o controle administrativo do Hamas, embora ainda seja considerada sob ocupação israelense pelas Nações Unidas, pelo Departamento de Estado dos EUA e por outros órgãos internacionais.

Quem são os palestinos de Gaza?

Os mais de 2 milhões de habitantes da Faixa de Gaza fazem parte da comunidade palestina global de 14 milhões de pessoas. Cerca de um terço dos habitantes de Gaza tem suas raízes familiares em terras dentro da Faixa de Gaza. Os dois terços restantes são refugiados da guerra de 1948 e seus descendentes, muitos dos quais são originários de cidades e vilarejos ao redor de Gaza.

Um mural azul, vermelho e amarelo em uma parede na qual há uma janela através da qual um menino olha.
Um mural recém-pintado no campo Shati para refugiados palestinos na Cidade de Gaza. Majdi Fathi/NurPhoto via Getty Images

Os palestinos de Gaza tendem a ser jovens: quase metade da população tem menos de 18 anos. O enclave também é muito pobre, com uma taxa de pobreza que chega a 53%.

Apesar desse quadro econômico sombrio, os níveis de educação são bastante altos. Mais de 95% das crianças de 6 a 12 anos de idade de Gaza estão na escola. A maioria dos estudantes palestinos em Gaza conclui o ensino médio e 57% dos estudantes da prestigiosa Universidade Islâmica de Gaza são mulheres.

Porém, devido às circunstâncias de seu ambiente, os jovens palestinos em Gaza têm dificuldade em levar uma vida plena. Para os graduados com idade entre 19 e 29 anos, a taxa de desemprego é de 70%. E uma pesquisa do Banco Mundial realizada no início deste ano constatou que 71% dos habitantes de Gaza apresentam sinais de depressão e altos níveis de TEPT.

Há vários fatores que contribuem para essas condições. Um fator importante é o bloqueio paralisante de 16 anos que Israel e o Egito - com o apoio dos EUA - impuseram a Gaza.

Anos de bloqueio

Logo após as eleições de 2006, o governo Bush tentou forçar a saída do Hamas do poder e trazer um líder rival do partido Fatah, considerado mais amigável a Israel e aos EUA. O Hamas se antecipou ao golpe e assumiu o controle total de Gaza em maio de 2007. Em resposta, Israel e Egito - com o apoio dos EUA e da Europa - fecharam as passagens de fronteira para dentro e fora da Faixa de Gaza e impuseram um bloqueio terrestre, aéreo e marítimo.

O bloqueio, que ainda está em vigor, limita a importação de alimentos, combustível e material de construção; limita a distância que os pescadores de Gaza podem percorrer no mar; proíbe quase todas as exportações; e impõe limitações rigorosas ao movimento de pessoas que entram e saem de Gaza. Em 2023, Israel permitiu que apenas cerca de 50.000 pessoas por mês saíssem de Gaza, de acordo com dados da ONU.

Os anos de fechamento devastaram a vida dos palestinos em Gaza. Os habitantes de lá não têm água suficiente para beber e para o saneamento. Eles enfrentam cortes de eletricidade que duram de 12 a 18 horas por dia. Sem água e eletricidade adequadas, o frágil sistema de saúde de Gaza está “à beira do colapso”, de acordo com o grupo de direitos médicos Medical Aid for Palestine.

Essas restrições atingem especialmente os jovens e os fracos de Gaza. Israel rotineiramente nega a pacientes doentes as autorizações necessárias para receber atendimento médico fora de Gaza. Estudantes brilhantes com bolsas de estudo para estudar no exterior frequentemente descobrem que estão impossibilitados de sair.

Especialistas da ONU afirmam que esse bloqueio é ilegal de acordo com o direito internacional. Eles argumentam que o bloqueio equivale a uma punição coletiva dos palestinos de Gaza, uma violação da Convenção de Haia e das Convenções de Genebra que formam a espinha dorsal do direito internacional.

O sofrimento não tem fim

Israel afirma que o bloqueio em Gaza é necessário para garantir a segurança de sua população e será suspenso quando o Hamas renunciar à violência, reconhecer Israel e cumprir os acordos anteriores.

Mas o Hamas sempre rejeitou esse ultimato. Em vez disso, os combatentes militantes intensificaram o disparo de foguetes e morteiros caseiros em áreas povoadas ao redor da Faixa de Gaza em 2008, buscando pressionar Israel a suspender o bloqueio. Eles têm atacado esporadicamente Israel dessa forma nos anos seguintes.

Three men in army clothing and armed stand by a wall.
Soldados israelenses assumem uma posição em Gaza em 1993. STR/AFP via Getty Images

Israel lançou quatro grandes ataques militares em Gaza - em 2008-09, 2012, 2014 e 2021 - com o objetivo de destruir a capacidade militar do Hamas. Essas guerras mataram 4.000 palestinos, mais da metade dos quais eram civis, além de 106 pessoas em Israel.

Durante esse período, a ONU estima que houve mais de US$ 5 bilhões em danos às residências, agricultura, indústria, eletricidade e infraestrutura hídrica de Gaza.

Cada uma dessas guerras terminou em um cessar-fogo frágil, mas sem uma solução real para o conflito. Israel procura dissuadir o Hamas de lançar foguetes. O Hamas e outros grupos militantes afirmam que, mesmo quando mantiveram os cessar-fogos anteriores, Israel continuou a atacar os palestinos e recusou-se a suspender o bloqueio.

O Hamas ofereceu uma trégua de longo prazo em troca de Israel acabar com o bloqueio em Gaza. Israel se recusou a aceitar a oferta, mantendo sua posição de que o Hamas deve primeiro acabar com a violência e reconhecer Israel.

Nos meses que antecederam a última escalada, as condições em Gaza se deterioraram ainda mais. O Fundo Monetário Internacional informou em setembro que a perspectiva econômica de Gaza “continua péssima”. As condições se tornaram ainda mais terríveis quando Israel anunciou, em 5 de setembro de 2023, que estava interrompendo todas as exportações de uma importante passagem de fronteira de Gaza.

Sem um fim à vista para o sofrimento causado pelo bloqueio, parece que o Hamas decidiu romper o status quo em um ataque surpresa contra israelenses, inclusive civis. Os ataques aéreos de represália de Israel e a imposição de um “cerco completo” à faixa de separação causaram ainda mais sofrimento aos cidadãos comuns de Gaza.

É um trágico lembrete de que os civis são os principais afetados por esse conflito.

This article was originally published in English

Want to write?

Write an article and join a growing community of more than 182,600 academics and researchers from 4,945 institutions.

Register now