Menu Close

Fundação Alagoana de Amparo à Pesquisa (Fapeal)

MISSÃO

Fomentar com equidade e transparência o Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação contribuindo, diretamente e transversalmente, com o desenvolvimento socioeconômico de Alagoas.

VISÃO

Ser reconhecida como instituição estratégica no desenvolvimento econômico, científico e tecnológico de Alagoas, através da interação de suas ações e programas com as políticas públicas, atividades produtivas e o sistema de pesquisa e ensino.

POLÍTICA DE QUALIDADE

Buscar a excelência dos serviços prestados aos seus clientes, por meio do investimento contínuo no desenvolvimento do seu corpo técnico, na melhoria da infraestrutura, da gestão e segurança legal dos seus processos e produtos, em benefício da sociedade.

VALORES

Ética; Transparência; Respeito às diferenças; Proximidade; Valorização das pessoas; e Atendimento humanizado.

História

A FAPEAL foi criada pela Lei Complementar nº 05, de 27 de setembro de 1990, como entidade jurídica de direito privado. No processo de reforma administrativa do Estado, teve a sua estrutura jurídica alterada para fundação de direito público, através da Lei Complementar nº 20, de 04 de abril de 2002.

Em 28 de junho de 2007, teve sua estrutura organizacional alterada pela Lei Delegada n° 43, complementada pela Lei Estadual nº 6.952, de 22 de julho de 2008. Nos seus 25 anos de atividade, a Fundação vem desempenhando um importante papel no desenvolvimento científico e tecnológico do Estado, investindo expressivos recursos na formação de recursos humanos de alto nível através de bolsas de estudo, assim como no fomento a importantes projetos de pesquisa.

A FAPEAL exerce atividades de fomento à pesquisa e indução tecnológica, além de ser gestora do Ponto de Presença (PoP) da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), que liga pioneiramente o Estado de Alagoas à Internet, oferecendo serviços de conectividade à comunidade científica, instituições governamentais e ONGs. Viabiliza Projetos de Pesquisas Induzidos que priorizam áreas estratégicas para o desenvolvimento do Estado, além de ter realizado o Programa Pró-Ciências, que capacitou mais de seiscentos professores das disciplinas de Matemática, Física, Química e Biologia e o Projeto Nordeste de Pesquisa e Pós-Graduação que estimulou cursos de Pós-Graduação realizados em Alagoas, sem contar com as centenas de bolsas e auxílios que oferece anualmente, melhor qualificando e contribuindo para a formação de recursos humanos de alto nível para Alagoas. A FAPEAL representa hoje uma instituição inteiramente comprometida com o desenvolvimento e com o destino do Estado.

Links

Displaying 1 article

Estudantes universitários em sala de aula do Grupo Anhanguera, em São Paulo: para o programa de retomada e modernização da indústria brasileira dar certo, infraestrutura, recursos qualificados e bom nível técnico-científico no ensino superior são fundamentais. Marisa Cauduro / Folhapress

Seminários Finep: Qual a Universidade necessária para a neoindustrialização do Brasil?

Para contribuir com a ousada estratégia de retomada industrial anunciada em janeiro pelo governo federal, o papel das universidades precisará ser repensado também.

Authors

More Authors