Menu Close

Dawisson Belém Lopes

Professor de Política Internacional e Comparada, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professor Associado de Política Internacional e Comparada na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, vinculado ao seu Programa de Pós-Graduação em Ciência Política como docente permanente.
É o atual Diretor do Escritório de Governança de Dados Institucionais na UFMG. Entre 2018 e 2022, foi o Diretor-Adjunto de Relações Internacionais da UFMG.
Outros vínculos e posições profissionais, presentes ou pretéritos, incluem: Acadêmico Visitante do Latin American Centre, University of Oxford (Reino Unido, 2022-2023), SUSI Scholar on Foreign Policy, U.S. Department of State e University of Delaware (EUA, 2021), Raisina Young Fellow do Observer Research Foundation (Índia, 2017), Professor Visitante da Université Catholique de Louvain (Bélgica, 2016) e Pesquisador Visitante do German Institute of Global and Area Studies (Alemanha, 2013).
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, concentra o investimento acadêmico nas áreas de análise de política externa e instituições internacionais. Preside o comitê coordenador do Centro de Estudos Norte-Americanos na UFMG (biênio 2023-2025) e coordenou o GT sobre relações internacionais da América Latina na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs) entre 2016 e 2018.
É editor-associado da Revista do CEBRI e conselheiro internacional do British Journal of Politics and International Relations.
Seus pareceres técnicos já foram solicitados por mais de 70 diferentes revistas acadêmicas, editoras universitárias e agências de fomento à pesquisa, no Brasil e no exterior.
Publicou/organizou 10 livros, sendo 3 de autoria única e 7 coletâneas, e mais de 3 centenas de artigos em periódicos científicos indexados, capítulos de livros, artigos em veículos de imprensa, papers e resumos em anais de congressos. Ao todo, suas produções acadêmicas foram apresentadas e/ou veiculadas em 30 países. Realizou comunicações sobre temas internacionais a convite dos governos de Canadá, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Portugal, Uruguai e Brasil, além da Organização das Nações Unidas e de diversas universidades ao redor do mundo - University of Oxford, University of Cambridge, University of Birmingham, University of Warwick, George Washington University, University of Delaware, Tsinghua University, Renmin University of China, UNSW Sydney, Ritsumeikan Asia-Pacific University, Altinbas University, Université Catholique de Louvain, Universität Hamburg, Universidade de Coimbra, Universidade de Lisboa, Instituto Universitário de Lisboa, Universidad Nacional de Rosario e Universidad Nacional de Asunción, dentre outras.
Concluiu, até dezembro de 2023, 10 orientações de doutorado, 11 de mestrado e 1 supervisão de estágio pós-doutoral; no momento, conduz 4 orientações de doutorado, 3 de mestrado e 1 supervisão de estágio pós-doutoral.
Recebeu da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP), em 2018, o prêmio Olavo Brasil de Lima Jr. pelo 2o melhor artigo em Ciência Política publicado no biênio 2016-2018. Foi o vencedor do Troféu Anpocs de Divulgação Científica em Ciências Sociais, em 2023, com o projeto Eu Vi o Mundo.
Colabora regularmente com os cursos de formação do Instituto Rio Branco, academia diplomática do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.
Difunde o seu trabalho e emite opinião no microblog x.com/dbelemlopes.

Experience

  • –present
    Professor de Política Internacional e Comparada, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)