Menu Close

Leda Maria da Costa

Professora e Pesquisadora do Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Possui Pós-doutorado em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Possui Doutorado em Literatura Comparada, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008), defendendo a tese A trajetória da queda. As narrativas da derrota e os principais vilões da seleção em Copas do Mundo. É pesquisadora do LEME - Laboratório de Estudos em Mídia e Espore - UERJ. É professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Foi professora visitante da Faculdade de Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Bolsista PAPD - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É pesquisadora do NEPESS (Núcleo de Estudos e Pesquisas Sobre Esporte - Universidade Federal Fluminense) e Editora-chefe da Revista Esporte e Sociedade (www.esportesociedade.com). É integrante do grupo de pesquisas Esporte e Cultura (Faculdade de Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ).

É colunista do Ludopédio, uma produção vinculada ao Ludens (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Futebol e Modalidades Lúdicas) da Universidade de São Paulo. Organizou o livro Enquanto a Copa não vem. Memórias e narrativas sobre futebol, publicado pela EdUFF, em 2013, que reúne a produção de importantes pesquisadores do futebol e do esporte. É autora do livro Os vilões do futebol. Jornalismo esportivo e imaginação melodramática. Curitiba: Appris, 2020. Organizou o livro (com Mariane Pisane e Claudia Kessler. As mulheres no universo do futebol brasileiro. Santa Maria.: Editora da Universidade de Santa Maria, 2022.

Experience

  • –present
    Professora e Pesquisadora do Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)