Menu Close

Maria Fernanda Noboa Gonzalez

Doutora em Estudos Internacionais da FLACSO/Equador (2019), com Pesquisa em Estudos Estratégicos e de Segurança.
Ex-diretora do Centro de Prospectiva Estratégica do Instituto de Altos Estudos Nacionais.
Professora em universidades equatorianas no exterior (Universidad
(UNAM, Universidade Nacional do Panamá e Universidade Externado da Colômbia).
Tem publicações em periódicos de alto impacto e capítulos de livros relacionados a Relações Internacionais e Segurança.
Revisora e avaliadora de periódicos indexados na Colômbia e no México.
Assessora e instrutora de várias unidades de inteligência operacional e estratégica das Forças Armadas Equatorianas desde 2003.

Coordenadora do Grupo Regional de Amassuru: Mulheres em Segurança e Defesa na
América Latina e Caribe (mujeresenseguridad@gmail.com)

Correspondente da Comunidade do Pensamento Complexo (cpc@pensamientocomplejo.org

Número do Identificador Internacional: orcid.org/0000-0002-4922-4692

***

Biografia profissional:

Desde 2001, sou professora e consultora de vários centros de treinamento e especialização das Forças Armadas do Equador, tais como Academia de Guerra do Exército, Academia de Guerra da Força Aérea,
Escola de Inteligência Conjunta, Instituto de Defesa Nacional, onde lecionei nos cursos Básico e Avançado, de Estado-Maior, de Especialidade e de Estado-Maior Conjunto, vinculados ao pensamento contemporâneo, ao pensamento crítico e à análise de discurso e informação da mídia, inteligência estratégica, previsão crítica, metodologias de produção de inteligência e pensamento estratégico para a tomada de decisões, entre outros.

Também ministrei treinamento especializado para analistas da Diretoria de Inteligência do Comando Conjunto, da Diretoria de Inteligência da Força Aérea e da
Força Aérea e da Diretoria de Inteligência da Marinha e de vários grupos operacionais de inteligência, especialmente os do Exército.
Exército.

Participei como palestrante, líder de workshop, moderadora e coordenadora em vários eventos acadêmicos locais e internacionais dentro e fora do Equador (Argentina, México, Colômbia, Peru, Espanha, Cuba, entre outros).

Publiquei inúmeros artigos em revistas indexadas, especializadas e científicas e em vários meios de comunicação locais sobre tópicos relacionados a comunicação, política, segurança e inteligência.

Fui editora especializada de publicações de personalidades relevantes dentro e fora do país, além de ter trabalhado em várias organizações internacionais, como o PNUD, o Banco Mundial e a
Corporação Permanente do Pacífico Sul.

Experience

  • –present
    Doutora em Estudos Internacionais, Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO) - Ecuador