Menu Close

Paulo Roberto Gonçalves-Segundo

(Ele/dele)
Professor do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, Universidade de São Paulo (USP)

Paulo Roberto Gonçalves-Segundo graduou-se em Letras (Português) pela Universidade de São Paulo (USP), Brasil, onde também completou seu doutorado, defendendo tese intitulada Tradição, dinamicidade e estabilidade nas práticas discursivas: um estudo da negociação intersubjetiva na imprensa paulistana (DOI: 10.11606/T.8.2011.tde-25042012-161141) em 2011.

Desde 2013, atua como Professor Doutor, em regime de dedicação exclusiva, no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade de São Paulo (USP).

Em 2023, foi aprovado em concurso de livre-docência, sendo promovido a Professor Doutor Associado. Além de ministrar cursos na graduação e na pós-graduação, orientar pesquisas de mestrado e de doutorado e atuar na coordenação de subprojetos de língua portuguesa ora no PIBID, ora no PRP, Paulo Roberto Gonçalves-Segundo lidera o grupo de pesquisa NEAC- Núcleo de Estudos em Análise Crítica do Discurso, é integrante dos grupos ELAD - Estudos de Linguagem, Argumentação e Discurso, SAL - Sistêmica, Ambientes e Linguagens e do GT ANPOLL de Argumentação, é coeditor da Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação e editor-chefe da Revista Linha DÁgua.

Atualmente, tem trabalhado em dois projetos de pesquisa: Gramática, cognição e discurso e Projeto DIA - Discurso, Interação e Argumentação em Mídias Digitais.

Paulo Roberto Gonçalves Segundo é autor de diversos artigos e capítulos de livro e organizador de livros nas áreas dos Estudos Discursivos, da Linguística Cognitiva, Linguística Sistêmico-Funcional, Semiótica Social e Teoria da Argumentação.

De setembro de 2017 a agosto de 2019, foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo (USP). Entre setembro de 2022 e fevereiro de 2023, atuou como professor visitante na Universidade do Porto, Portugal, com financiamento pelo programa CAPES-PrInt. Atualmente, coordena a Licenciatura em Letras da Universidade de São Paulo (ago. 2023-atual).

Experience

  • –present
    Professor do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, Universidade de São Paulo (USP)