Crianças indígenas em atividade numa escola ao ar livre em Maricá, no Estado do Rio: dificuldade de acesso, carência de profissionais e falta de material didático comprometem parcela significativa do ensino público brasilieiro.
AP Photo/Bruna Prado
Lourdes Atié, Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales
Ensino público destinado a crianças e jovens ribeirinhos, sertanejos, indígenas, caiçaras, quilombolas e moradores da área rural são extremamente precarizados e muitas vezes inacessíveis.
O presidente Lula e a Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, durante a cerimônia de sanção da Nova Lei de Cotas, ano passado: argumentos desgastados e opiniões sem base na realidade jogam contra a democratização do ensino superior no Brasil.
Pedro Ladeira/Folhapress
Criada há 12 anos - revista e ampliada em 2023 - a Lei de Cotas segue sendo duramente criticada. Mas os argumentos são desgastados e não se baseiam em fatos.
O historiador premiado Álvaro Pereira do Nascimento com uma de suas turmas: testemunho real de como o imenso abismo entre a universidade e o ensino básico pode ser estreitado.
Arquivo pessoal
O historiador Álvaro Pereira do Nascimento relata como redefiniu sua existência como acadêmico ao quebrar a redoma das universidades para levar conhecimento e esperança a alunos do ensino público fundamental.